3 instituições com competências diferentes e complementares
O CEFT (Centro de Estudos de de Fenómenos de Transporte) é uma unidade de investigação portuguesa, activa desde 1996, com instalações na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O CEFT constitui uma área científica com importante aplicação em engenharia Civil, Química e Mecânica. O CEFT é uma unidade de investigação focada no subdomínio dos fenómenos de transferência (calor, massa e momento) interligando as principais áreas de engenheria química e mecânica. A unidade reúne investigadores de vários departamentos e instituições Portuguesas, afastando-se assim do modelo tradicional de organização vertical.
O grupo é essencialmente divido em dois sub-grupos/tópicos:
O CEFT é o líder do projecto DIF-Jacket. O coordenador do projecto o professor J. B. L. M. Campos gere o projecto em conjunto com a investigadora S. F. Neves, que especificamente lideram as tarefas de: simulação numérica, validação experimental (modelo em pequena escala) e disseminação.
Ao longo dos anos, o CEFT tem acumulado experiência em modelização e simulação de fenómenos de transporte, o que inclui o transporte de calor, massa, reação, transporte de calor combinado em sólido/fluido e mudança de fase. Neste projecto, a equipa do CEFT irá focar-se no desenvolvimento de dois modelos numéricos a diferentes escalas (modelos em pequena e grande escala) considerando pela primeira vez a natureza transiente dos incêndios florestais e acções dos bombeiros no processo de I&D no inovador casaco de bombeiro.
Saiba mais sobre o CEFT em https://paginas.fe.up.pt/~ceft/
O CeNTI é um instituto de I&DT privado, sem fins lucrativos, fundado em 2006, que desenvolve atividades de I&D aplicada visando endogeneização industrial de tecnologias disruptivas, engenharia de produto e transferência de tecnologia para as empresas recorrendo a uma abordagem B2B.
A missão CeNTI é o desenvolvimento de materiais avançados para produtos inovadores partindo de diferentes níveis TRL, especificamente Materiais Nanoestruturados, Materiais Funcionais, Sistemas Inteligentes, Design e Engenharia, visando um leque amplo de setores industriais, com especial foco nos sectores automóvel/aeronáutica, arquitetura/construção e desporto/proteção/saúde/bem-estar.
O carácter multidisciplinar e multissectorial do CeNTI é assegurado por uma equipa experiente com expertise plural em eletrónica, química, biotecnologia, física, mecânica, design de produto, software e polímeros. Entre as suas áreas de especialidade, o CeNTI contribui para o projeto DIF JACKET com o desenvolvimento de materiais funcionais, funcionalização superficial, caraterização física, química e térmica. Além disso o know-how em metodologias de avaliação de desempenho permitirá intervir ao nível da avaliação do conforto.
O CENTI tem uma equipa multidisciplinar a trabalhar a diferentes níveis no projeto DIF-Jacket. O trabalho a desenvolver visa a seleção e caraterização de materiais com vista a gerar informação de suporte para o modelo matemático; haverá um envolvimento ativo na exploração e funcionalização de materiais para gestão térmica e proteção de forma a melhorar o desempenho; os materiais mais promissores identificados serão testados e validados a uma escala laboratorial e os inputs serão usados para validação do modelo matemático. O CENTI dará também apoio na construção dos protótipos.
Saiba mais sobre o CeNTI em https://www.centi.pt/
O CITEVE – Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e do Vestuário de Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos ativa desde 1989, sediado em Vila Nova de Famalicão que possui um portfólio vasto de serviços que inclui ensaios laboratoriais, certificação de produtos, consultoria técnica e tecnológica, investigação e desenvolvimento de produtos inovadores, formação, moda e design.
A missão do CITEVE é apoiar o desenvolvimento da indústria têxtil e do vestuário provendo e induzindo o desenvolvimento de novas capacidades e competências bem como ajudando na definição de políticas industriais para o setor.
A equipa do CITEVE possui conhecimento aprofundado no desenvolvimento de vestuário técnico funcional estando envolvido em vários projetos Nacionais e Europeus nas áreas de equipamento de proteção, incluído vestuário de proteção para bombeiros, contribuindo com o seu conhecimento para o projeto DIF-Jacket.
O CITEVE possui uma equipa multidisciplinar a trabalhar no projeto DIF-Jacket a diferentes níveis.
O trabalho a desenvolver visa a seleção e caracterização de estruturas têxteis inovadoras existentes no mercado, para incorporar no vestuário de proteção a desenvolver, com propriedades de proteção ao fogo e regulação térmica. Por outro lado, o CITEVE irá contribuir para o projeto através da realização de ensaios e testes de validação, uma vez que possui no seu laboratório equipamentos que permitem a avaliação das propriedades termofísicas do vestuário bem como para a obtenção de certificação do produto. Dado o conhecimento aprofundado nos requisitos para vestuário de proteção, em particular vestuário de proteção de bombeiros, o CITEVE vai ainda coordenar a etapa de prototipagem combinando a necessidade de ergonomia e funcionalidade com os requisitos normativos.
Saiba mais sobre o CITEVE em https://www.citeve.pt/
+351 22 508 1769
sfneves[at]fe.up.pt
Rua Dr. Roberto Frias s/n 4200-465 Porto, Portugal