A Investigação & Desenvolvimento de Vestuário de Proteção Térmica (TPC) procura ativamente soluções que minimizem a carga térmica sofrida pelos bombeiros em ações de combate ao fogo e consequentes queimaduras na pele. Até ao momento, as soluções comerciais têm procurado solucionar problemas isolados (p.e. calor recebido por radiação térmica ou a permeabilidade do fato ao vapor de água) e, continuam a ser frequentes os episódios de stress térmico e queimaduras graves sofridas por bombeiros. Neste projeto, a equipa multidisciplinar irá combinar soluções e técnicas disponíveis para produzir um vestuário de proteção térmica para bombeiros com elevado desempenho.
O principal objectivo do projecto é produzir um casaco de bombeiro inovador. O estudo integrará o período transiente dos cenários de fogo, o qual nunca foi estudado, e as ações de combate dos bombeiros no processo de I&D do TPC. O conhecimento tecnológico que resultará deste estudo é promissor e acredita-se que terá um forte impacto no campo tecnológico do Vestuário de Proteção Térmica.
O projeto pretende igualmente caracterizar a resposta térmica do bombeiro exposto a diferentes cenários e com diferentes vestuários de proteção. Há um particular interesse em compreender a resposta do corpo em cenários transientes. Este projeto irá gerar linhas orientadoras sobre as estratégias e comportamentos dos bombeiros no combate a incêndios.
Neste projeto, a equipa pretende produzir um casaco de bombeiro inovador através de um procedimento de optimização de design, baseado na aplicação de modelos numéricos. Os diferentes designs serão testados numericamente e os resultados validados em laboratório (em pequena escala). Posteriormente o protótipo será igualmente testado numerica e experimentalmente. O objetivo do projeto é desenhar o casaco para uma gama de cenários de incêndio observados em florestas portuguesas, com especial ênfase na natureza transitória dos cenários. O modelo numérico de transferência de calor e massa através do vestuário de proteção será combinado com um modelo de termorregulação do corpo humano de forma a prever o estado térmico do bombeiro para um dado cenário de incêndio florestal. O projeto também apresenta uma forte componente de disseminação de modo a transferir informação útil às instituições Portuguesas de bombeiros e de combate a incêndios, e acredita-se que irá melhorar estratégias e promover a utilização correcta do equipamento de proteção.
Veja as actividades mais recentes na página Publicações e siga-nos no ResearchGate
+351 22 508 1769
sfneves[at]fe.up.pt
Rua Dr. Roberto Frias s/n 4200-465 Porto, Portugal